Evangelismo através das necessidades

Escrito em 12/01/2020


EVANGELISMO ATRAVÉS DAS NECESSIDADES

 Existem três níveis de necessidades. O primeiro fala das necessidades básicas, como comida, roupa, moradia, etc. No segundo, estão as necessidades imediatas, aquelas relacionadas às doenças, finanças, etc. E o terceiro é chamado de necessidade última, que é a salvação em Jesus Cristo. A Palavra de Deus possui uma história, ou um princípio, que se aplica a qualquer necessidade humana. As necessidades imediatas são uma oportunidade para levarmos a pessoa a ter um encontro pessoal com o Senhor.

Não podemos supor que, porque alguém foi abençoado, esteja salvo. Também não podemos atender às necessidades imediatas da pessoa e ignorar a sua necessidade de salvação.

Evangelizar pela necessidade envolve expor claramente o que a Palavra de Deus promete sobre aquela situação ou problema. Devemos explicar como a pessoa pode cumprir as condições para que aquela promessa se torne realidade na vida dela.



1. Conectando uma necessidade comum à necessidade de salvação

Evangelizar não é dar às pessoas o que elas não têm o direito de receber. Para que desfrutem da herança, devem primeiro se tornar filhos de Deus. 

        a.Deixe a pessoa desabafar — Faça perguntas que a ajudem a se abrir.

        b.Dê esperança — Se a situações é semelhante à de outras pessoas que tiveram as necessidades supridas, então o resultado poderá ser o mesmo.

       c.Faça uma analogia entre o problema e a Palavra de Deus — Procure um princípio ou história bíblica que se aplique ao problema.

       d.Exponha as condições bíblicas — A bênção de Deus depende de um relacionamento correto com Ele, ou seja, ser um filho de Deus.

      e.Faça uma conexão evangelística — A maior parte dos problemas é resultado de uma vida longe de Deus. Mostre que o maior problema é a separação de Deus.

      f.Trace um caminho para Deus — Faça o apelo para a salvação e a oração de arrependimento.

      g.Mostre o pior cenário — Conscientize a pessoa de que a situação pode se tornar ainda pior, caso ela rejeite o evangelho.

2. Relacionando as necessidades comuns com os textos bíblicos. 

      a. Problemas de moradia (Dt 28.1-11) — Jesus nos ensinou a não nos preocupar com as coisas materiais (Mt 6.25-34). Ele certamente lhe dará direção, mas, para isso, você precisa ouvir o seu Espírito. O Senhor disse que, se alguém buscar em primeiro lugar o reino de Deus, todas as outras coisas lhe serão acrescentadas (Mt 6.33).

      b. Enfermidade (Is 54.4,5; Êx 23.24,25) — Haverá o dia em que toda enfermidade será eliminada (Ap 21.4). A enfermidade hoje é consequência da queda do homem (Gn 3). O Senhor tem poder para curar toda enfermidade. Ele levou na cruz todas as enfermidades daqueles que confiam n’Ele (Is 53.4,5). A cura está disponível na cruz.

      c.Paciente terminal e medo da morte (Is 38.1-8) — É normal sentirmos temor diante da morte. O próprio Senhor sentiu angústia diante dela. Porém, a única certeza de todo homem é que um dia vai morrer. Você tem o privilégio de saber o tempo da sua morte. Houve um homem na Bíblia que também soube do dia da sua morte (Is 38.1-8). O Senhor mandou que ele colocasse em ordem a sua casa antes de partir.

     d.Necessidades financeiras (Mt 6.25-34; Sl 34.10) — Existem muitas causas para os problemas financeiros, como injustiça, exploração ou até má administração (Mt 25.14-20), mas a maior parte dos problemas é resultado de maldição (Ml 3.8). O Senhor prometeu suprir todas as necessidades dos seus filhos (Mt 6.25-34). Se estivermos em Cristo, todas as nossas necessidades serão supridas (Fl 4.19).

    e. Perigo de morte (1Sm 30.6; Sl 91) — Deus prometeu proteção para aqueles que se apegam a Ele com amor e confessam que confiam n’Ele (Sl 91). Temos o exemplo de Davi. Ele sofreu muitas ameaças de morte, mas se fortaleceu buscando o Senhor (1Sm 30.6). Todos nós iremos morrer algum dia. A única segurança que podemos ter é estarmos nas mãos de Deus.

    f.Medo do futuro (Jr 29.11; Mt 6.25-34; Is 64.4) — Os planos de Deus são perfeitos, e Ele deseja coisas boas para nós. Não precisamos conhecer o futuro, precisamos apenas conhecer Aquele que conhece o futuro (Mt 6.25-34).

   g.Solidão (Sl 68.6; Jó 19.13-26) — Jó era um homem realmente bom. Ainda assim, ele sofreu muito por causa de sua solidão (Jó 19.13-26). Mas isso o fez clamar a Deus. Ele sabia que o Senhor era a solução. Quando estamos sós, tudo o que desejamos é um amigo. Certa vez, Jesus disse que nós podemos ser seus amigos (Jo 15.15).

   h.Conflitos de relacionamento (Gn 13.1-11) — Quando não temos comunhão com Deus, não conseguimos ter paz com ninguém mais. Abraão teve um conflito com seu sobrinho e ele pôde resolvê-lo porque confiava em Deus. Abraão foi até chamado amigo de Deus (Tg 2.23). Ele chegou mesmo a abrir mão de seus direitos porque era um pacificador (Mt 5.9).

   i.Problemas conjugais (Mt 7.24; Ef 5.28-32) — Deus estabeleceu um padrão para a vida familiar, que deve ser seguido, a fim de que haja harmonia em casa (Ef 5.28-32). Quando esse padrão é violado, os conflitos se levantam. Jesus disse que algumas casas caem porque não possuem um alicerce na rocha.

   j. Baixa autoestima (Lc 15.11-32) — O filho pródigo sentiu que era totalmente inútil e sem valor (Lc 15.21). Ele sentiu-se assim porque tinha abandonado a sua casa. Mas quando o relacionamento com seu pai foi restaurado, os outros até tiveram inveja dele. Para se sentir bem consigo mesmo, primeiro você deve se sentir mal por causa de sua distância de Deus.

   k. Medo do fracasso (Sl 127) — Deus sabe tudo sobre você (Sl 139). Ele poderia lhe dar direção sobre as aptidões, talentos e o que é melhor para você, mas você somente pode obter essas informações se tiver comunhão com Ele. Questionamento evangelístico: Você gostaria de saber como restaurar sua comunhão com Deus e saber os planos d’Ele para a sua vida?

   l. Problemas com o chefe no trabalho (1Sm 18.11-14) — Davi estava debaixo de estresse por causa da inveja do seu chefe (v. 11). Davi só superou esse problema porque o Senhor era com ele. Sempre teremos tensões, mas podemos receber poder de Deus para vencer.

   m. Perda de um filho (Jo 15.26; 2Co 1.3) — Existem momentos em nossa vida nos quais as palavras humanas não são suficientes para nos consolar. Jesus disse que Ele iria nos enviar um Consolador que iria habitar em nós e dar a paz de Deus no meio da angústia (Jo 15.26). Esse consolador é o Espírito Santo.

   n.Falta de significado (Is 48.17,18) — Deus é o único que pode dar significado e propósito à vida (Is 48.17,18). Isso vem somente quando obtemos sua direção para todas as áreas da nossa vida.